sábado, 31 de julho de 2010

Copa do Mundo na volta aos blogs

Olá a todos e todas que estas linhas lêem! Enfim... resolvi reativar minha vida de blogueira! Mas preferi recomeçar do zero, ser um início e não uma continuação, pois assim me parece mais divertido, mais emocionante! Espero que gostem! =]

Vamos aos trabalhos então? Muito tem me passado pela cabeça nos últimos dias mas algo insiste: copa do mundo de futebol!

Pois é... este mês (e mês passado também) tivemos nossas vidas atropeladas por este megaevento que invadiu nossas casas, nossas televisões, nossos jornais, nossos assuntos de mesa de bar e todos nossos planejamentos de noites com amigos (eu sofri muito com isso já que meu aniversário foi véspera da final da copa ¬¬). Muito falamos, muito discutimos que só deu zebra, que a final foi ruim, que os jogos foram fracos, que o Brasil não jogou bem, que o Filipe Melo estragou tudo... e o que ficou disso tudo? Sei que não sou a melhor pessoa para falar disso, não acompanhei a Copa, assisti a alguns poucos jogos, continuei com minhas tarefas infindáveis de final de semestre, mas me pergunto: fora as vuvuzelas, com seu irritante e insistente zumbido, e a Jabulani o que ainda resta na nossa lembrança? Nessa linha de pensamento que estou seguindo me permito um pulo no futuro e prevejo a final da Copa de 2014. Brasil. Euforia, Dois times fortes no enfrentamento final. 90 minutos. Tá, tudo bem, talvez 120. Encerramento. Entrega de troféus, medalhas. E ponto final. O que restará? Conversas por mais uma semana e só isso. Com esse cenário me pergunto: para que uma copa no Brasil? Aliás, refaço a pergunta: quem quer uma copa no Brasil?


Volto ao presente. África do Sul. Cinco estádios construídos. Hotéis de luxo inaugurados (a maior parte para abrigar as delegações de jogadores e equipes técnicas). Milhares de dólares investidos desde a escolha da cidade sede. Milhares de mortes para que os turistas chegassem a um país "pacífico" (ninguém vai querer assistir sua seleção jogar num país em um país com cinquenta assassinatos por dia, um estupro a cada inacreditáveis vinte segundos e uma estatística de roubo galopante não é mesmo?). Centenas de famílias vivendo em casas de lata de 18m² - onde grandes lotes são cercados para que estas pessoas não se mostrem ao mundo. O que fica para o povo africano? Quantos desses milhões de dólares foram gastos em prol da população em geral? Da população que, apesar de não possuir grandes quantias de dinheiro, transmite amor às seleções de seu continente, que vibra, que torce? Quando estas famílias poderão voltar às suas casas e suas vidas normais?


Aqui no Brasil já tivemos um exemplo com os jogos Panamericanos realizados na capital fluminense. Uma CPI que até hoje não foi instaurada. Obras super-faturadas e que hoje estão ou nas mãos de grandes grupos imobiliários ou então sem uso, causando gastos de manutenção à prefeitura carioca. Meu temor é que estamos seguindo no mesmo caminho...


Acho que por hoje é isso. Nada de respostas. Muito de inquietações. Boa noite e obrigada a tod@s que aguentaram até aqui!




Ps.: A seleção Italiana foi eliminada logo na primeira fase. Sem Vincenzo, Canavarro, Gattuso e Grosso qual motivo eu teria pra continuar acompanhando a copa? ;)