sábado, 6 de outubro de 2012

Porto Alegre - só que não!



Venho contar a história de uma Porto Alegre, que anda cada vez mais triste.

Os últimos dias têm sido de tumultos e violência na capital gaúcha. Diversas manifestações eclodem, pessoas têm saído às ruas para protestar pelos seus direitos e a polícia “faz seu papel”: a mando do governo, de forma a preservar a ordem vigente (leia-se: governo agindo como um fantoche para as grandes potências econômicas e empresas multinacionais), age com total truculência vitimando muitos que só estavam na hora errada, no lugar errado.

Privatização de locais públicos é somente um dos inúmeros legados que a Copa de 2014 irá deixar para o Brasil. Não que este processo tenha começado com a Copa, mas, certamente, acentuou-se com ela. Também podemos citar as remoções de famílias, os desvios do dinheiro público, etc.

Na noite de quarta feira, o cantor Tom Zé apresentou-se no Araújo Vianna. Em um espaço de forte apelo histórico-cultural porto-alegrense, a noite terminou com seguranças tirando à força as pessoas do local, utilizando armas de choque e com a lata inflável da Coca-Cola (empresa que esteve na parceria público-privada para revitalização do lugar) queimada em uma das principais avenidas da cidade – tudo porque as pessoas queriam permanecer próximas ao auditório no final do show, confraternizando, esperando seus pares, pensando em como voltar pra casa...




Quinta feira, noite de debate para os candidatos à prefeitura na maior corporação midiática do sul, a RBS (filiada às organizações Globo). Diversos jovens encontravam-se no centro da cidade, participando de um evento convocado pelas redes sociais que tinha objetivo de promover a “defesa pública da alegria”. O evento, segundo as informações constantes nas redes, pretendia juntar as pessoas em frente à prefeitura para protestar contra as remoções da copa, utilização dos espaços públicos por empresas privadas e também o fechamento de inúmeros bares na Cidade Baixa (popular bairro boêmio da cidade). No mesmo local estava mais um objeto inflável: o boneco símbolo da Copa do Mundo no Brasil, Tatu Bola. Devido a sua grande importância para a sociedade (!!!!!), este encontrava-se assegurado por diversas viaturas e policiais armados.


No momento em que os manifestantes preparavam-se para realizar uma ciranda ao redor do boneco, a polícia começou a interagir com pura brutalidade. Cassetetes, bombas de efeito moral, balas de borracha e máquinas de choque foram utilizadas contra manifestantes que nada tinham em mãos. Com a confusão instaurada, o boneco da Copa foi derrubado e esvaziado.





 Mais de 20 pessoas ficaram feridas. Seis pessoas foram detidas. O principal assunto no dia seguinte? “O vandalismo dos manifestantes com um “indefeso” boneco de tatu”. Até quando iremos ver pessoas apanhando, policia agindo de forma intransigente e ainda dizer que “eles mereceram, foram provocar”.

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?” (Gabriel, O Pensador)

Os: Nesta mesma quinta feira, uma funcionária da UFRGS foi estuprada dentro do campus da universidade. E lá não havia nenhum policial. A prioridade é “salvar” um boneco.

Maiores informações e vídeos:


h